10.4.15

Emigrar | A língua



Quando fiz esta publicação a P' perguntou-me se era necessário ter um certificado de uma escola a dizer qual o nosso nível de Inglês. Eu diria que não é necessário - eu não tenho e nunca me pediram - uma vez que, a maior parte das ofertas de emprego que encontro não exigem isso, pedem apenas que se tenha um bom nível de Inglês tanto falado como escrito. Contudo, poderão de facto existir ofertas bastante especificas dependendo da área de cada um que de facto peçam o certificado ou até um determinado exame de Inglês. 

Se sentem que precisam de melhorar o vosso Inglês antes de emigrarem podem fazê-lo de várias formas. Ler e ver séries e/ ou filmes em Inglês com ou sem legendas (em Inglês, claro) é uma óptima ideia uma vez que não só aprendem imenso vocabulário como também treinam o vosso ouvido. Contudo, lanço o alerta: o Inglês britânico que ouvimos nas séries e filmes todo bonito e que conseguimos compreender na perfeição só existe mesmo nas séries, nos filmes e em Londres. Quando cheguei a Nottingham foi um choque enorme! Nas primeiras semanas não conseguia perceber nada ou quase nada à primeira tentativa e tinha de pedir para que repetissem devido ao sotaque tão cerrado. Bem, vou recorrer a um exemplo para que percebam o que estou a querer dizer: imaginem que são estrangeiros e que durante anos andaram a aprender Português com o sotaque de Portugal Continental e de repente decidem ir viver para Portugal, mas ao em vez de irem para Portugal Continental vão para uma das ilhas dos Açores (pessoas dos Açores que me estão a ler, por favor não fiquem ofendidas. Não tenho nada contra ao vosso sotaque, é apenas um exemplo), percebem o choque que é? Claro que percebem. Contudo e como tudo na vida uma pessoa acaba por se habituar e deixa de ser um bicho de sete cabeças. 

Voltando um pouco atrás e continuando as dicas de como poderão melhorar o vosso Inglês. O meu problema sempre foi o falar. Escrever, compreender textos e perceber o que me estava a ser dito sempre me foi mais fácil do que conseguir comunicar verbalmente. De forma a melhorar esse aspecto uma das coisas que fiz foi começar a falar com o meu namorado em Inglês visto que ele tem um grande à vontade com a língua e assim sempre que não sabia uma palavra ou sempre que dava algum erro ele corrigia-me. Por esse motivo, se têm alguém cujo nível de Inglês verbal seja bom treinem com essa pessoa o mais que conseguirem pois só vos fará bem e fará com que se sintam mais confiantes na altura em que tiverem de falar com nativos. Quando esse dia acontecer fiquem calmos - não são obrigados a falar tão rápido quanto eles - e não tentem imitar o sotaque britânico, pois fica ridículo.

[Publicações relacionadas: Emigrar | A tomada de decisão; Emigrar | O que devo fazer antes de ir?; Emigrar | Como encontrar casa; Emigrar | Da marcação do voo ao empacotamento de uma vida;]

7 comentários :

  1. Excelente post :D obrigada querida por teres respondido à minha questão :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. r: vai indo :) estamos em dois concursos de empreendedorismo, já na fase final de ambos então esta semana tivemos de pensar bem a contabilidade da coisa (calcular receitas, ver impostos, o lucro, etc). Vamos ver se temos sorte em algum :) segunda-feira temos uma reunião para apresentar um projecto. Mesmo que não aceitem ao menos o projecto está feito e já conta como portfólio :)

      Eliminar
  2. Eu optei por ir para o WallStreet english para melhorar o meu inglês o no final tenho certificado com o nível que escolhi..
    Em relação ao sotaque agora fiquei mesmo assustada.. eu em Outlander já não percebo o que o homem diz (escocês), quando eu for para a escócia vou andar a jogar à mimica então para entender alguma coisa

    ResponderEliminar
  3. Eu tento sempre que puxem por mim em inglês e tento puxar, também, pelos meus primos mais novos. Não há forma melhor de aprender do que nos habituarmos a falar e a ter à vontade para tal :)

    ResponderEliminar
  4. O meu problema também é expressar-me verbalmente, estou sempre com receio de falar algo incorretamente e acabo por ficar bastante nervosa.

    ResponderEliminar