21.11.16

It's Christmas Time | Presentes que se comem #1 (Granola caseira)

Para mim Natal é sinónimo de família, partilha e de alegria. Talvez seja por isso que tento sempre pôr um pouco de amor em tudo aquilo que ofereço por esta altura. Esse "amor" tanto pode ser um pormenor no embrulho que só a outra pessoa irá reparar e associar a algo ou uma pequena mensagem dentro do próprio embrulho ou algo que foi feito e pensado por mim. 

A esta altura penso que não seja nenhum segredo que cozinhar é a minha grande paixão e é aquilo que mais prazer me dá fazer a cada dia. Por isso, estou certa de que não ficarão surpreendidos se vos disser que para além do presente em si (que é mais uma pequena lembrança) também costumo oferecer um pequeno cabaz com coisas feitas por mim porque sim e porque gosto de mimar aqueles que também me mimam de diferentes formas ao longo do ano.

Hoje trago-vos a primeira sugestão de presentes feitos com (muito!) amor. Decidi começar por algo simples e muito fácil de se fazer. A granola é uma excelente opção para aqueles que querem dar um miminho feito por si, mas que por diversos motivos não têm tempo suficiente para se dedicarem às artes da culinária. Trata-se de um presente saudável e mesmo que "saudável" não combine com Natal de certeza que combina com "2017" não fosse o "desejo emagrecer x quilos" um dos desejos mais pedidos a cada novo ano, certo? 

A receita não poderia ser mais simples. 
Para a fazer vão precisar de: aveia, óleo de coco (ou de outra gordura), mel, nozes, amêndoas, e sementes variadas. 



Comecem por ligar o forno a 180º e num tabuleiro de ir ao forno coloquem 3 chávenas de flocos de aveia, meia chávena de nozes picadas grosseiramente, uma chávena de amêndoas e as sementes (pus uma colher de sopa de sementes de linhaça, de girassol e de chia). Juntem uma colher de sopa de óleo de coco para uma versão mais saudável (podem usar manteiga sem sal ou azeite se não tiverem óleo de coco). De seguida juntem 2/3 de chávena de mel. Misturem tudo muito bem e levem ao forno. Demora cerca de 30 minutos. A meio mexam o conteúdo e retirem do forno assim que dourar. Estejam atentos para que não queime!

Assim que retirarem a granola do forno podem juntar mais algumas coisas. Podem juntar chocolate preto partido aos bocadinhos se quiserem dar um ar mais guloso ou então podem optar pela versão mais saudável e juntar algumas frutas secas (uvas passas, figos secos, arandos, o que quiserem).  

Assim que a granola estiver completamente arrefecida é só pô-la em pequenos frascos e decorarem-nos a gosto! 


Como podem usar a granola? Podem come-la com iogurte ou leite como também podem optar pela minha versão preferida: misturar numa taça a granola com algumas rodelas de banana e no final polvilhar tudo com coco ralado. Pessoalmente acho que é uma óptima sugestão que funciona lindamente tanto como para pequeno-almoço como para um lanche.

4 comentários :

  1. Apesar de ter ficado popular nos últimos tempos, confesso que ainda não me rendi à granola :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela receita. Ando há uns tempos com vontade de fazer mas com preguiça de pesquisar :p

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de granola e gosto de experimentar receitas novas. Às compro mas acho sempre que vêm todas cheias de açúcar e acabam por não ser tão saudáveis assim. Vou ver se faço esta e depois venho cá dizer o resultado! Beijinhos

    ResponderEliminar